Data de atualização: 30/09/22
De acordo com a estrutura de salvaguardas, a B3 exige a cobertura dos riscos calculados através do depósito de ativos em garantia. São aceitos pela B3 os seguintes ativos: Títulos públicos; Ações, Ouro, Etfs, BDRs, CDBs, LCI; LCA; Dinheiro.
Títulos públicos
Tesouro Direto Primário é alocado automaticamente em garantia se necessário ou, pode ser solicitado no Atendimento XP, no chat de RV.
Título Público Secundário, a alocação é feita pelo o assessor diretamente no XPConnect, em: Menu> Operacional > Plataformas de RF > Operações > Ativos em garantia
Ações, Ouro, Etfs e BDRs
A alocação em garantia é feita automaticamente pelo o robô caso necessário, ou o assessor pode solicitar por e-mail ao time de garantias, conforme descrito neste manual.
Importante: Para consultar quais ativos são aceitos pela B3, acesse aqui e a seguir, clique ""Acesse"" em Margem e Garantias.
CDB, LCI e LCA
A alocação em garantia é solicitada MANUALMENTE pelo o assessor no XPConnect, em: Menu > Operacional > Plataformas de RF > Operações > Ativos em garantia.
Importante: Antes de solicitar a alocação de um título de RF em garantia, é necessário validar previamente se o título é aceito pela a B3. Para consultar quais ativos são aceitos pela B3, acesse aqui e a seguir, clique ""Acesse"" em Ativos RF elegíveis. Nesta planilha com a lista de títulos, busque pelo código CETIP do título do cliente (o assessor encontra o este código no XPConnect, em: Menu> Operacional > Plataformas de RF > Operações > Ativos em garantia )
Dinheiro
O saldo em conta é usado em garantia quando o cliente não possui ativos em garantias suficientes alocados na Bolsa. Ao utilizar tal saldo ocorre a “Chamada de margem” feita pela a B3 diretamente no extrato do cliente.