Para atuar como assessor de investimentos, é necessário que o profissional tenha a certificação da Ancord e o PQO Operações da B3. Porém, os assessores novos não precisam realizar o PQO imediatamente, pois, desde maio de 2012, os aprovados na Ancord recebem automaticamente a dispensa de obterem a outra certificação.
A necessidade de manter a certificação atualizada é apenas para os assessores que realizaram a prova antes da data de corte informada pela Bolsa e o Controle B2B faz a gestão dos certificados rigorosamente, enviando avisos periódicos, 4 meses antes do vencimento, para atender as exigências dos órgãos reguladores.
O assessor pode escolher dentre as opções abaixo a que preferir para realizar a renovação, pois além da prova da Ancord e PQO, outras opções são equivalentes:
Certificado Ancord
Não há data de vencimento, caso o assessor opte por essa prova, não precisará mais renovar o seu PQO a cada 5 anos.
Certificado CPA – 20
O prazo de validade da prova é de 3 anos para profissionais que não atuam diretamente em uma instituição financeira, ou seja, no regime CLT.
PQO Operações
No caso do certificado da PQO Operações, o prazo de validade é de 5 anos.
CFP
O certificado do CFP vence a cada 2 anos, para que o profissional realize o plano de educação continuada e realize o pagamento da taxa obrigatória.
Para mais informações sobre certificações, acesse:
Quais as certificações que substituem o PQO Operações?
Meu PQO venceu, o que eu faço?