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O que é e como funciona o crédito PJ?

Atualizado em 14/02/2025. 

A operação de crédito PJ (Pessoa Jurídica) é destinada a empresas e, durante o processo de concessão, a XP bloqueia as garantias vinculadas ao crédito de acordo com o haircut e o valor do crédito solicitado. Isso significa que o cliente PJ não consegue movimentar as garantias vinculadas enquanto o crédito estiver vigente e/ou em atraso. 


Fluxo para obtenção de crédito PJFluxo para obtenção de crédito PJ

 

As solicitações devem ser realizadas via hub seguindo os passos abaixo: 

  1. Na lateral esquerda, selecione a opção Produtos Financeiros
  2. Em seguida, selecione Crédito
  3. Na aba de crédito, na parte superior da tela, mude para a aba de Pessoa Jurídica
  4. Procure pela opção Capital de Giro e clique em Simular


Quais as principais características desse crédito? 

  • Valor de contratação: Mínimo de R$ 50.000,00. 
  • Taxas: A partir de CDI + 2,50% a.a. 
  • Modo de pagamento: Parcelas mensais de até 12 meses de carência ou pagamento via Bullet (principal + juros no vencimento). 
  • IOF: 0,38% flat e 0,00041% ao dia, limitado à alíquota máxima de 1,87% para 12 meses. 
  • Prazo máximo: 5 anos. 
  • Prazo de desembolso: Prazo médio do início até o desembolso de D+3 úteis, caso não haja pendências no processo. 


Quais as etapas de análise do crédito PJ? 

  1. Análise de Cadastro: 
    A área de cadastro é responsável pela abertura da conta do cliente no Banco XP, onde ocorre o desembolso do crédito. Nessa etapa, se o cliente não tiver conta no Banco, um termo de abertura de conta é enviado via Docusign para conferência e assinatura dos representantes da empresa. Importante: A conta na corretora XP Investimentos é diferente da conta no Banco XP. 

 

  1. Análise de Firmas e Poderes: 
    Esta análise verifica a representação da empresa para a tomada de empréstimo e prestação de garantias. Ela informa quem são as pessoas que podem obrigar a empresa a cumprir o compromisso do empréstimo. Podem ser solicitados documentos adicionais, como ata de autorização para a tomada de empréstimos, prestação de garantias, alçada de valores, entre outros. 
    Importante: A ata não é uma exigência da XP, mas sim da própria documentação do cliente. 

 

  1. Análise de Compliance: 
    A área de Compliance é responsável pela análise de prevenção à lavagem de dinheiro (PLD), risco de imagem, ESG (Environmental, Social, and Governance) e origem dos recursos da empresa e dos sócios. 

 

Como acompanhar as solicitações? 

As solicitações podem ser acompanhadas dentro do hub de Capital de Giro seguindo estas etapas: 

  1. Na lateral esquerda, selecione a opçãoProdutos Financeiros. 
  2. Em seguida, selecione Crédito. 
  3. Na aba de crédito, na parte superior da tela, mude para a aba de Pessoa Jurídica. 
  4. Procure pela opção Capital de Giroe clique em Sobre. 
  5. Nesta aba, selecione a opção Acompanhamentoe depois Simulações em Andamento. 
  6. Pesquise a conta do seu cliente e encontre a proposta desejada. 
Em todas as etapas que seu cliente passar, um e-mail de atualização será enviado ao assessor, orientando sobre os próximos passos a serem seguidos. 


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