Atualizado em 14/02/2025.
A operação de crédito PJ (Pessoa Jurídica) é destinada a empresas e, durante o processo de concessão, a XP bloqueia as garantias vinculadas ao crédito de acordo com o haircut e o valor do crédito solicitado. Isso significa que o cliente PJ não consegue movimentar as garantias vinculadas enquanto o crédito estiver vigente e/ou em atraso.

As solicitações devem ser realizadas via hub seguindo os passos abaixo:
- Na lateral esquerda, selecione a opção Produtos Financeiros.
- Em seguida, selecione Crédito.
- Na aba de crédito, na parte superior da tela, mude para a aba de Pessoa Jurídica.
- Procure pela opção Capital de Giro e clique em Simular.
Quais as principais características desse crédito?
- Valor de contratação: Mínimo de R$ 50.000,00.
- Taxas: A partir de CDI + 2,50% a.a.
- Modo de pagamento: Parcelas mensais de até 12 meses de carência ou pagamento via Bullet (principal + juros no vencimento).
- IOF: 0,38% flat e 0,00041% ao dia, limitado à alíquota máxima de 1,87% para 12 meses.
- Prazo máximo: 5 anos.
- Prazo de desembolso: Prazo médio do início até o desembolso de D+3 úteis, caso não haja pendências no processo.
Quais as etapas de análise do crédito PJ?
Análise de Cadastro:
A área de cadastro é responsável pela abertura da conta do cliente no Banco XP, onde ocorre o desembolso do crédito. Nessa etapa, se o cliente não tiver conta no Banco, um termo de abertura de conta é enviado via Docusign para conferência e assinatura dos representantes da empresa. Importante: A conta na corretora XP Investimentos é diferente da conta no Banco XP.
Análise de Firmas e Poderes:
Esta análise verifica a representação da empresa para a tomada de empréstimo e prestação de garantias. Ela informa quem são as pessoas que podem obrigar a empresa a cumprir o compromisso do empréstimo. Podem ser solicitados documentos adicionais, como ata de autorização para a tomada de empréstimos, prestação de garantias, alçada de valores, entre outros.
Importante: A ata não é uma exigência da XP, mas sim da própria documentação do cliente.
Análise de Compliance:
A área de Compliance é responsável pela análise de prevenção à lavagem de dinheiro (PLD), risco de imagem, ESG (Environmental, Social, and Governance) e origem dos recursos da empresa e dos sócios.
Como acompanhar as solicitações?
As solicitações podem ser acompanhadas dentro do hub de Capital de Giro seguindo estas etapas:
- Na lateral esquerda, selecione a opção Produtos Financeiros.
- Em seguida, selecione Crédito.
- Na aba de crédito, na parte superior da tela, mude para a aba de Pessoa Jurídica.
- Procure pela opção Capital de Giro e clique em Sobre.
- Nesta aba, selecione a opção Acompanhamento e depois Simulações em Andamento.
- Pesquise a conta do seu cliente e encontre a proposta desejada.
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