Atualizado em 06/01/2025
O que é o Reinvestimento?
O reinvestimento ocorre quando uma garantia de operação de crédito vence antes do término do contrato de crédito. Isso pode acontecer devido a eventos como o vencimento de ativos, pagamento de juros ou amortização. Nesse caso, é necessário reinvestir o valor liquidado.
Quando é realizado o aviso?
O aviso sobre o vencimento da garantia é enviado por e-mail ao assessor responsável pelo cliente com 20 dias úteis de antecedência (D-20) da data prevista para a liquidação.
Como o assessor pode atuar nesses casos?
No e-mail enviado ao assessor, são apresentadas três opções de ação:
- Indicar um novo ativo para reinvestir e cobrir as garantias do contrato de crédito.
- Pedir a amortização do contrato de crédito utilizando o saldo da garantia que vencerá antes do contrato.
- Aguardar a aplicação automática em um CDB do Banco XP com prazo de 5 anos (liquidez diária) para recomposição automática (Investimento Compulsório).
Qual o prazo para o assessor indicar novos ativos ou solicitar a amortização do contrato?
O assessor deve indicar um novo ativo ou solicitar a amortização até um dia útil antes do vencimento do ativo (D-1). Essa informação deve ser fornecida por meio do formulário enviado no e-mail de notificação.
O que é o Investimento Compulsório?
O Investimento Compulsório é a opção utilizada quando não recebemos a indicação do assessor sobre o ativo a ser reinvestido. O assessor tem até D-1 útil do evento de liquidação para fazer essa indicação. Se não houver retorno, o saldo em conta, resultante do evento de liquidação, será aplicado automaticamente no CDB do Banco XP a 100% do CDI.
Quais categorias de ativos podem ser indicados para reinvestimento?
As categorias válidas para garantia são: renda fixa, títulos públicos (mercado secundário apenas), fundos de investimentos, COEs de capital protegido, renda variável (mercado à vista).
Para consultar se o ativo desejado é válido para garantia do crédito, utilizar a planilha de Haircut disponível no Cotizador (link no canto esquerdo da tela inicial).
O ativo de reinvestimento deverá ser de risco igual ou inferior a garantia anterior, bem como seu valor deverá ser igual ou superior ao da garantia estabelecida no contrato.
Importante!
A operação pode não ser realizada devido a questões internas, como recadastramento, falta de saldo ou uso do valor como garantia de outro produto. Nesse caso, a equipe de pós-vendas pode adicionar um Bônus negativo na conta do cliente para reter saldos futuros até que o processo de reinvestimento compulsório seja concluído.
Quais categorias de ativos podem ser indicados para reinvestimento?
As categorias de ativos válidas para garantia incluem:
- Renda fixa;
- Títulos públicos (apenas no mercado secundário);
- Fundos de investimento;
- COEs de capital protegido;
- Renda variável (mercado à vista).
No menu lateral, Produtos financeiros;
- Clique em Crédito;
- Selecione a opção Crédito com Garantias na opção Sobre;
- Cliente em Simular para Novos Clientes;
- Por fim, realize o login com o seu usuário e senha do hub e vá para aba de Simulação de limite, informa o CETIP ou CNPJ do ativo desejado, coloque um prazo mínimo e adicione para ver o Haircut desse ativo.
O ativo de reinvestimento deve ter risco igual ou inferior à garantia anterior e seu valor deve ser igual ou superior ao da garantia estabelecida no contrato.