Atualizado em 21/03/2025.
O processo de recomposição ocorre quando a carteira de ativos vinculados em garantia apresenta desvalorização, seja no preço ou na curva. Essa situação pode surgir em diferentes contextos, como:
Queda na Rentabilidade: Exemplos incluem fundos de investimentos, renda variável e COEs (Certificados de Operações Estruturadas).
Desvalorização do Preço Unitário: Exemplos incluem renda fixa e Tesouro Direto.
Descasamento entre Saldo Devedor do Contrato e Evolução dos Ativos em Garantia: Isso se refere à diferença entre a dívida do contrato e o valor dos ativos em garantia, projetado até o vencimento do contrato.
Como Funciona o Processo de Recomposição?
A área de Risco de Crédito projeta a dívida do contrato em comparação à evolução dos ativos em garantia. Se, em algum momento (até o vencimento do contrato), a dívida do contrato superar o valor das garantias, a recomposição é solicitada.
O monitoramento das garantias é realizado semanalmente pela área de Risco de Crédito. Quando há necessidade de recomposição, o assessor é notificado por e-mail (modelo abaixo) e tem um prazo de 3 dias úteis a partir da notificação para indicar a recomposição através do formulário recebido.
Importante:
Caso o assessor não indique os ativos, o contrato de crédito será enviado ao time de Cobrança para comunicação direta ao cliente tomador do crédito.
Se o cliente não responder, o contrato estará sujeito a execução e liquidação antecipada (conforme cláusula 6.4.1).
Se o cliente desejar liquidar o contrato, o assessor deve informar ao time de pós-vendas que o contrato será liquidado. Assim, não ocorrerá o envio para o time de cobrança e não haverá risco de liquidação antecipada.
Ativos Aceitos para Recomposição:
Renda fixa
Títulos públicos (mercado secundário apenas)
Fundos de investimentos
COEs de capital protegido
Renda variável (mercado à vista)
Para consultar se o ativo desejado é válido para garantia do crédito, utilize a planilha de Haircut disponível no Cotizador (link no canto esquerdo da tela inicial).
Confira também: