Central de atendimento

Olá, como podemos ajudar?
Como funciona a Portabilidade de Entrada de Renda Variável?

Data de atualização: 21/02/2025 

Para a portabilidade de entrada de renda variável é necessário orientar o cliente a procurar a instituição de origem (cedente) para realizar a solicitação. Cada instituição possui procedimentos próprios, por isso não conseguimos orientar o passo a passo a ser seguido em cada uma.  

Não é necessário nenhum processo na XP. Se após a validação, os dados estiverem corretos e a conta XP ativa, a entrada ocorrerá de forma automática.  

O prazo de análise da corretora cedente é de 2 dias úteis, se for aprovado refletirá na posição do cliente na XP no terceiro dia útil.  

Ao orientar o cliente, não esqueça de alertar que ele precisa informar o código de investidor dele aqui da XP lá na corretora cedente durante a solicitação. Consulte o artigo “Como consultar os dados da XP para Portabilidade de Investimento?” para visualizar o passo a passo.  

Caso o cliente solicite a STVM preenchida para poder entregar na instituição cedente, é possível solicitar a entrada da portabilidade no HubWeb em:  

 

  1. No Menu lateral clique em Ferramentas 
  2. Depois selecione a opção: Portabilidade 
  3. Dashboard transferência de custódia 
  4. Depois selecione a opção: Transferência de Entrada 
  5. Depois digite o Código do cliente e clique em Pesquisar 
  6. Após conferir dados da conta, clique em Continuar para transferência de entrada 
  7. Selecionar à instituição origem e código da conta 
  8. Selecione: Renda Variável – Código de negociação - Quantidade 

Importante 
Essa solicitação de entrada aqui na XP seria apenas para essa finalidade e não haverá análise da nossa parte. Por conta disso, também não terá atualização de status depois que o cliente solicitar a saída na cedente.  

Todo o acompanhamento é feito pelo próprio cliente junto a cedente. 

O cliente também poderá solicitar a portabilidade realizando o preenchimento da STVM de forma manualClique aqui para fazer o downloadVale ressaltar que a folha de STVM possui uma limitação de 5 ativos, caso necessite acrescentar além da delimitação será necessário utilizar dois formulários e assim sucessivamente até a quantidade desejada.

 

Saída da XP 


Para portabilidade de saída de RV, tanto o cliente como o assessor conseguem realizar a solicitação:  

Caso o Assessor queira solicitar a saída: 

  • Acessar o Hub Web: Ferramentas > Portabilidade > Portabilidade Saída > Selecionar os ativos de interesse, os dados da Instituição e conta destino.  

  • Na sequência o cliente receberá o Push para aceite, tanto pelo Portal da XP via área logada, clicando no ícone de notificações (sino) situado no canto superior direito da tela, ao lado do nome > Termo de Transferência de Custódia, quanto pelo App clicando no nome > aprovações > Transferência de Custódia. 

Caso o cliente queira fazer o processo: 

  • Oriente-o a acessar a área logada do Portal da XP e no menu superior, selecionar: Produtos > Portabilidade de Investimentos > Solicitações de saída. 

  • Na sequência o cliente receberá o Push para aceite, tanto pelo Portal da XP via área logada, clicando no ícone de notificações (sino) situado no canto superior direito da tela, ao lado do nome > Termo de Transferência de Custódia, quanto pelo App clicando no nome > aprovações > Transferência de Custódia. 

 

Após solicitar a saída dos ativos de Renda Variável, o prazo de análise é de 2 dias úteis. Estando tudo certo, refletirá na posição do cliente na instituição de destino no terceiro dia útil. 

 

Importante! 

Para portabilidade de investimentos entre corretoras do Grupo XP, basta o cliente solicitar a saída na própria corretora, também não há procedimento a ser feito aqui na XP. 




Confira também: Como funciona a Portabilidade de Saída de Renda Variável? 

Essa informação foi útil?