Central de atendimento

Olá, como podemos ajudar?
Como funciona a Portabilidade de Entrada Renda Fixa?

Atualizado em 26/02/2025

Melhoramos a experiência de entrada de renda fixa CETIP no Hub Web, utilizando as informações da origem para dar mais fluidez ao fluxo de solicitação e facilitar a sua rotina. 
 
Não será necessário inserir a nota de compra para ativos CETIP, pois todas as informações serão solicitadas ao banco de origem e transferidas para a XP. Dessa forma, o processo se iniciará com a solicitação de entrada na XP e, após a aprovação do push pelo cliente, será necessário solicitar a saída na instituição cedente. 

Nesta operação, o assessor deverá começar o processo pela XP, através do Hub Web em:   

  1. No Menu lateral clique em Ferramentas
  2. Depois selecione a opção:Portabilidade

Na tela de portabilidade, siga o caminho abaixo 

  1. Dashboard transferência de custódia
  2. Depois selecione a opção:Transferência de Entrada 
  3. Depois digite o Código do cliente e clique em Pesquisar

  4. Após conferir dados da conta, clique em Continuar para transferência de entrada

  5. Informe a instituição de origem e conta de origem (caso informe que está incorreto é porque está sobrando ou faltando um número). Todavia caso acredite que o número esteja correto basta clicar em continuar; 

  6. Selecione o Produto:Renda Fixa

Após o envio do push de entrada de renda fixa e a aprovação pelo cliente, basta prosseguir com a solicitação de saída na cedente. O status “em análise” indica que estamos aguardando a solicitação de saída pela cedente e a entrada dos ativos. 

Não será mais necessário anexar a nota de compra para entrada de renda fixa CETIP (CDB, LCI, LCA, LC, RDB, LIG, LF's e Crédito Privado "DEB, CRI, CRA e COE*") 

*Atualmente, não estamos acatando a entrada de COE emitido por outra instituição.
 

Atenção:

Será necessário o envio das notas apenas para SELIC (NTN-B, NTN-C, NTN-A, LFT E LTN) aNota de Compra deverá conter as seguintes informações:  

  • Identificação do ativo (Código CETIP); 

  • Quantidade do ativo;  

  • Preço unitário (PU) de aplicação;  

  • Data de aquisição;  

  • Data de vencimento.


Importante:

Pedidos de reserva e extratos não são aceitos. Pedido de portabilidade sem envio da nota de compra, não será concluído em caso de ativos de tesouro secundário. 

Caso a nota de compra não tenha o código CETIP do ativo é possível consultá-lo no site Investidor B3.  

  1. Confira se todos os dados informados estão corretos (lembrando que os ativos e quantidades serão informados na cedente ao solicitar a saída). 

  1. Selecione Finalizar, após finalização, o cliente receberá o Push para aceite, tanto pelo Portal da XP  quanto pelo APP.

Nessa nova experiência, cliente poderá solicitar a saída assim que aceitar o Push. 

Vale ressaltar que a saída do ativo deve ser cobrada junto à instituição cedente. A XP depende do lançamento do ativo para acatá-lo. Após este lançamento, em até 2 dias úteis o ativo refletirá na posição do cliente.  


Importante

  • A portabilidade de entrada deve ser solicitada antes da solicitação de saída na cedente, caso seja solicitada antes pode ocasionar recusa na entrada dos ativos. 
  • O RDC é um investimento em renda fixa, de baixo risco, com liquidez diária e remuneração pós-fixada. É semelhante ao CDB dos bancos, mas com características específicas das cooperativas. Desta forma não acatamos portabilidade de RDC. 
  • Para portabilidade de investimentos entre o Grupo XP, não é necessário solicitar a entrada do ativo. Basta solicitar a saída onde o ativo estiver custodiado. 
  • Conforme o prazo regulatório, a XP seguirá com a análise do ativo e em até D+2 úteis o assessor receberá um retorno via e-mail sobre o envio da posição a instituição destino ou o apontamento de pendências. 
  • Não transferimos SWAP com Renda Fixa em garantia visto que não temos fluxo operacional para transferência desse tipo de operação. 
  • É possível realizar portabilidade parcial de Renda Fixa, Tesouro Direto e Renda Variável, apenas Fundos de Investimentos que não há essa possibilidade. 
  • A portabilidade de Renda Fixa não gera automaticamente o formulário de STVM, caso seja solicitado pela cedente clique aqui para download do formulário em branco. Vale ressaltar que a folha de STVM possui uma limitação de 5 ativos por folha, caso necessite acrescentar além da delimitação será necessário utilizar dois formulários e assim sucessivamente até a quantidade desejada. 

Veja também: Como funciona a Portabilidade de Saída da Renda Fixa?

Essa informação foi útil?