Atualizado em: 12/03/2024
Em regra, para a abertura da conta é necessário encaminhar Balanço patrimonial, DRE (demonstrativo de resultados do exercício) ou Balancete do último exercício social da PJ.
Porém existem algumas exceções:
Para empresas não aderentes ao Simples Nacional e com mais de 12 meses de constituição é necessário enviar:
- Balanço Patrimonial e DRE do último exercício assinado pelo Representante e Contador ou;
- Balancete do último exercício assinado pelo Representante e Contador ou;
- Sped Contábil do último exercício.
Para empresas aderentes ao Simples Nacional é necessário enviar:
- Declarações de Patrimônio Líquido e de Faturamento Mensal, assinado pelo Representante e Contador (com nº do CRC)
- Para empresas com até 6 meses de constituição
- Não é necessário enviar comprovante de faturamento e patrimônio. Empresas recém-constituídas, há menos de 6 meses, inserir na ficha cadastral o valor de faturamento zerado e o patrimônio líquido será o valor do capital social
Para empresas de 6 meses a 12 de constituição é necessário enviar:
- Declaração de faturamento e patrimônio dos meses após a sua constituição, assinada pelo representante e contador (com nº do CRC)
Para empresas MEI é necessário enviar:
- Declaração de patrimônio líquido e faturamento médio dos últimos 12 meses ou último exercício, assinada pelo representante
Importante!
A documentação contábil é obrigatória de acordo com o risco da empresa, essa análise é feita automaticamente no processo de abertura da PJ e será possível identificar a obrigatoriedade na fase de upload dos documentos. Empresas com risco baixo não é necessário enviar os documentos contábeis e formulário KYC.
Clique para o download: Modelo de Declaração de Patrimônio Líquido- PJ;
Clique para o download: Modelo de Declaração de Faturamento- PJ;
Os documentos podem ser assinados digitalmente, inclusive via Docusign, clique aqui para mais detalhes.