Atualização: 01/06/2023
Tudo sobre Termo de Ações
Saiba tudo sobre termo de ações no E-Book criado pela XP. Clique aqui para acessar.
O que é uma operação a termo?
A operação a termo é um acordo que é firmado um contrato para a negociação de uma quantidade de ações, em um determinado prazo previamente acertado, entre um comprador e um financiador.
O prazo mínimo é de 16 dias e o máximo, de 999 dias, mas a maioria dos contratos é fechada acertando prazos de 30, 60, 90, 180 e 360 dias. O preço a ser pago pelo comprador é o preço das ações no mercado à vista, mais taxa de juros combinada pelas partes.
No vencimento, o ativo a termo transforma-se em ativo à vista e o investidor deverá ter saldo suficiente para liquidar financeiramente a compra do termo (financeiro mais os juros).
A liquidação pode ocorrer antecipadamente, basta realizar a venda do ativo à vista e, na mesma data, entrar em contato com a Mesa de Operações para solicitar a baixa do contrato a termo.
Quais os benefícios de se operar a termo?
O investidor compra ações, ETFs e BDRs Patrocinados sem utilizar o seu caixa (R$) até o vencimento ou liquidação do termo, precisa somente ter em sua carteira de investimentos ativos (Renda Fixa e/ou Renda Variável) que sirvam como garantia na B3.
Investidor participa da alta da ação a partir do momento que efetua a compra a Termo, podendo a qualquer momento vender o ativo no mercado a vista e honrar essa venda com a liquidação do contrato a Termo.
Participação integral em todos os eventos corporativos como dividendos, juros sobre capital próprio e etc... E a taxa de juros do termo é atrativa.
Quais os produtos ou estratégias para se operar a termo?
Financiamento
O termo é uma compra de ações financiada, ou seja, você comprar ações, ETFs e BDRs Patrocinados sem ter desembolso de caixa até o vencimento ou liquidação antecipada do termo.
Proteger Preço
Você tem expectativa de uma alta nos preços de uma ação ou de um conjunto delas, logo, pode comprar a termo, fixando o preço e beneficiando se tiver alta da ação e/ou pagamento de dividendo.
Diversificação de Risco
Você quer comprar algumas ações cujas cotações estima estarem deprimidas, porém, não quer concentrar todos os seus recursos em apenas um ou dois papéis para não assumir riscos muito elevados. Adquire a termo quatro papéis mais atrativos, desembolsando apenas a margem de garantia. Essa diversificação envolve riscos menores do que uma aplicação em ações de uma única empresa, já que a eventual perda com uma ação pode ser compensada por ganhos com as outras três.
Obter Recursos – Operação Caixa – Crédito
Executa-se na bolsa uma operação simultânea com intuito de receber caixa | crédito, o investidor vende uma ação à vista para imediata compra a termo do mesmo papel. Isso permite ao investidor fazer caixa com custo muito atrativo quando comparado com outros produtos de crédito.
Alavancagem
A compra a termo confere ao investidor, mediante ao depósito de garantias, a possibilidade de adquirir uma quantidade de ações superior à que sua disponibilidade financeira permitiria comprar à vista naquele momento, proporcionando-lhe uma taxa de retorno maior, no caso de elevação dos preços à vista.
Termo + Operações estruturadas
Trata-se da combinação do contrato a termo com outros derivativos (opções), operações como Financiamento, Collar, Collar UI, Booster Shield, Rubi... Todas as operações estruturadas que necessitam de compra do ativo objeto pode ser substituídas por uma compra a Termo, tirando do investidor a necessidade de ter caixa para contratar a operação.
Transformar compra de ações à vista em termo
Isso se chama Swing Termo, você pode pedir para o seu assessor passar suas compra feitas no mercado a vista para termo no D+0 (dia da compra). Esse processo deve ser concluído até às 16h45, portanto, é recomendável falar com antecedência com o seu assessor para que ele tenha tempo de fazê-lo. Na prática, o assessor irá vender o papel e comprar via termo e você irá receber ou pagar a diferença do Day Trade.
O que ocorre no vencimento de um termo?
O ativo a termo transforma-se em ativo à vista, e o investidor deverá ter saldo suficiente para liquidar financeiramente a compra do termo (financeiro mais juros).
Qual a garantia exigida de um termo?
A garantia exigida para um termo seguirá o seguinte cálculo: • (Deságio do ativo x Quantidade de ações x Preço do Ativo) + ou - Prejuízo | Ganho Acumulado durante a vigência do Termo
Onde posso operar a termo?
É possível operar Termo através do Home Broker, Bull, XP Pro, APP XP Trader e o novo APP da XP, somente com o tipo de ordem “Executa e/ou Cancela”. Para efetuar a ordem utilize a Boleta Termo.
As ordens por esses sistemas são acatadas a partir do leilão de abertura dos ativos até 15 minutos antes do leilão de fechamento. Outros tipos de ordem a Termo (ex.: limitada) deverão ser enviadas através da Mesa de Operações.
O custo para termo é a taxa de corretagem, via Tabela Bovespa, independente se realizado a ordem através Mesa de Operações ou plataformas mais os custos operacionais da B3 (emolumentos).
Para realizar a operação, basta seguir esses passos:
1. Dentro da aplicação, encontrar a ferramenta “Boleta Termo”;
2. Informar ativo, quantidade e preço limite de entrada no ativo à vista;
3. Consultar taxas e escolher o período do contrato a termo;
4. Executar a operação.
Como Liquidar o Termo antecipadamente?
Para efetuar a liquidação de termo antes de seu vencimento é preciso efetuar a venda do ativo no mercado à vista e entrar em contato com a Mesa de Operações e/ou AAI solicitando a Liquidação do Termo que deseja.
Há duas possibilidades de liquidação em Termo. Para D+1 (1 Dia útil) e D+2 (2 Dias úteis). Podendo solicitar até 17h00 através do atendimento com a Mesa de Operações.
Só é possível liquidar o termo após às 16h do segundo dia útil de seu início.
A taxa de juros paga ao liquidar o termo antecipadamente é integral, sendo cobrada a taxa inicialmente acordada, ou seja, não existe amortização em uma antecipação de contrato.
Como renovar ou rolar o contrato Termo?
A rolagem do termo é uma operação normalmente efetuada V-2 (2 dias úteis antes do vencimento).
O objetivo dessa estratégia é “prorrogar” por mais tempo a validade da operação a termo.
Na prática, a corretora efetua a venda à vista das suas ações termadas para o financiador do novo termo, em paralelo registra uma nova compra a termo para você no novo prazo solicitado.
Nesse cenário, o investidor acredita que ativo terá potencial de alta, mesmo após o vencimento da operação “antiga”, ou o investidor deseja prorrogar o pagamento do termo e/ou do recurso obtido via “Operação Caixa”.
Para rolar seus contratos, entre em contato com seu assessor que irá coletar auditoria da sua solicitação e registrar o pedido de rolagem por sistema ou direto com a mesa de operações.
Como funciona o IR em operações a Termo?
Operações de termo de ações estão sujeitas à mesma alíquota de 15% sobre o lucro da operação, como no caso de swing trade de ações.
No entanto, operações a termo não estão isentas de Imposto de Renda para vendas abaixo de R$ 20.000,00.
Para apurar o IR, o investidor deverá tomar como base o seu preço a termo (preço da ação mais taxa a termo) e o preço de venda das ações no mercado à vista.
Uma vez calculado o lucro da operação, o investidor deverá apurar e recolher 15% do lucro, via DARF, até o último dia útil do mês subsequente ao de sua operação.