Data da atualização: 10/10/2023
O que é o Trading Data?
O Trading Data é um relatório de performance personalizado onde as operações do cliente em mini índice e mini dólar são analisadas separadamente, com base em 7 indicadores relacionados à técnica e disciplina, gerando uma nota global (Trading Score).
Os valores financeiros de ganhos e perdas disponibilizados no relatório são os resultados brutos das operações em minicontratos. Desta forma, não são considerados custos operacionais, taxas da bolsa, impostos, custos de zeragem, entre outros.
Qual o objetivo deste relatório?
O relatório Trading Data possui caráter meramente informativo e educacional. Assim, ele não pode ser utilizado pelo assessor como força de vendas e como base para a realização de quaisquer recomendação quanto à manutenção, compra ou venda de ativos financeiros e valores mobiliários.
Sua utilização deverá se dar apenas de forma educacional, visando mostrar para aos clientes boas práticas a serem adotadas e, assim, obter um melhor desempenho em suas operações.
Caso o assessor utilize o relatório de forma diversa da apontada acima, este poderá ser penalizado, conforme regulamentos e políticas internas da XP.
Qual o custo?
O relatório Trading Data não possui custo, basta que o cliente tenha operado minicontratos em 6 pregões diferentes no mês.
Como acessar ao relatório Trading Data?
Para acessá-lo basta orientar a seguir os passos descritos abaixo:
Portal XP: Área do Trader > Tranding Data
Onde identificar se o cliente está elegível?
Para verificar a elegibilidade do cliente, acesse: HUB > Produtos > Renda Variável > Área Trader > Trading Data > Filtrar pelo código do cliente.
É possível acompanhar a performance e indicadores dos clientes?
Sim, para acompanhar a Nota Geral (Trading Score), bem como os indicadores, acesse:
Hub: Produtos > Renda Variável > Área Trader > Trading Data > Filtrar pelo código do cliente + Ativo + período desejado
Quais são os índices disponíveis no relatório?
Os indicadores que norteiam a geração da nota global são disponibilizados em formato de breves análises e dicas sobre cada um. São eles:
Máx. Loss vs. Gain Médio: máximo loss dividido pela média do resultado de dias de gain dentro do período analisado;
Preço Médio: número de dias em que foi identificado o uso da estratégia de Preço Médio dentro do período analisado;
Estabilidade: divisão entre o número de dias em que foi identificado um aumento expressivo no volume de minicontratos operados em relação à média móvel do período e o número de dias operados nesse mesmo período;
Gain Diário vs. Loss Diário: média do resultado de dias de gain dividido pela média (em valor absoluto) do resultado de dias de loss dentro do período analisado;
Taxa de Dias Vencedores: número de dias de gain dividido pelo número de dias operados dentro do período analisado;
Taxa de Acerto: é o número de operações vencedoras dividido pelo número total de operações realizadas dentro do período analisado;
Payoff: gain médio por operação vencedora dividido pelo loss médio por operação perdedora.