Atualizado em: 23/04/2024
Os tipos de seguro basicamente se diferenciam nos quesitos de duração e possibilidade de resgate da apólice.
Todos cobrem morte natural ou morte acidental, podendo cobrir invalidez temporária e/ou permanente e pagar uma indenização no caso de doenças graves.
Confira as características de cada tipo de seguro:
Seguro de vida tradicional
Oferece cobertura vitalícia enquanto o segurado estiver com o pagamento em dia.
É mais recomendado para pessoas que pretendem deixar o dinheiro para seus herdeiros, já que não tem a possibilidade de resgatar o valor pago quando o seguro é cancelado.
Por isso, é um tipo de seguro mais barato que o resgatável, que veremos a seguir.
Seguro de vida resgatável
Este seguro, como o próprio nome diz, permite o resgate de parte do dinheiro após um prazo de carência, em geral de 2 anos.
Ao comprar a apólice, o segurado paga o prêmio durante um prazo determinado.
Quando o prazo se encerra ele não precisará mais pagar, ficando protegido pelo resto da vida ou podendo resgatar parte do dinheiro.
Seguro de vida temporário
Garante a tranquilidade financeira pelo período que você escolher, determinado no contrato, como comprar um imóvel, carro ou esperar o filho formar na faculdade.
Seu objetivo é preservar, naquele intervalo, a demanda financeira caso ocorra algum imprevisto.
Seguro de acidentes pessoais
Acidentes ocorridos de forma súbita, violenta, involuntária, exclusivo e diretamente externo, que provoquem lesões físicas e tenham como consequência a morte, invalidez ou precise de atendimento médico são cobertos por este seguro.
Além do tipo de seguro, você deve se preocupar nas coberturas que ele oferece, principalmente para indenizar doenças graves como diferentes tipos de câncer, paralisia dos membros, transplante de órgãos, Alzheimer e cirurgias.