Atualizado em: 22/05/2024
O serviço de compartilhamento de dados do Open Finance permite que o cliente compartilhe com o Banco XP os dados que tenha em outras instituições participantes do ecossistema e vice-versa.
A ativação está disponível para clientes PF e deverá ser realizada através do aplicativo da XP da seguinte forma:
- Peça para o seu cliente acessar o Open Finance através do Menu de Produtos no App XP;
- Na tela do Open Finance, o cliente irá clicar em Novo Compartilhamento;
- Em Novo Compartilhamento o cliente poderá escolher qual instituição ele irá compartilhar os dados com a XP (apenas uma instituição por vez);
- Após escolher a Instituição, o cliente irá escolher os dados e o prazo de compartilhamento dos dados com a XP;
- Após isso, o cliente será redirecionado para o app da instituição em questão para aprovar o pedido;
- Após aprovação, você poderá visualizar os dados compartilhados através do Hub em até 48hrs.
Caso o cliente já tenha compartilhado os dados via app XP, informações estarão disponíveis no Hub Web em até 48hrs, para consultar:
- Informe o código do cliente
- Selecione a aba de Open Finance no menu superior
Para confirmar se o compartilhamento está ativo, o cliente deverá acessar a aba Open Finance no aplicativo XP da seguinte forma:
- Em conta, acesse a aba Open Finance
- Selecione a opção de Contas Conectadas
- E em seguida clique em Recebidos
- O status deverá constar como Ativo
Status Pendente: Quando o compartilhamento não é finalizado por problema de comunicação com a outra IF, o registro será exibido com status “pendente” no aplicativo. Esse status permanece em aberto por até 1h. O cliente deve clicar e retomar o fluxo, para autorizar o compartilhamento no aplicativo da outra IF.
Status Encerrado: Esse status aparece se o cliente não finalizou o compartilhamento que ficou “pendente” anteriormente ou se entrou espontaneamente para interromper o compartilhamento com a XP.
Importante: Não há limite de compartilhamentos. O cliente poder realizar quanto compartilhamentos desejar, seja de instituições financeiras diferentes ou de uma mesma Instituição financeira.
Caso o cliente tenha realizado o compartilhamento de dados antes de 02/05/2024, será necessário refazer o procedimento para habilitar os dados de investimento.