Central de atendimento

Olá, como podemos ajudar?
O que fazemos em casos de recusa de TED?

Primeiro, é importante destacar que a TED, diferente do PIX, não é efetivada instantaneamente. TEDs feitas até às 17h têm até às 18h para liquidar, conforme as regras do Banco Central. 

 

Portanto, se tudo estiver correto com a conta e a TED ainda não tiver efetivado, é necessário aguardar, não sendo necessário abrir chamado no Taylor financeiro. 


Este material disponível pelo Banco Central aborda o tempo de liquidação da TED: https://www.bcb.gov.br/meubc/faqs/p/qual-o-prazo-para-o-valor-transferido-por-ted-ser-creditado-na-conta-do-destinatario 


Abaixo, apresentamos as orientações que o time de atendimento deve seguir de acordo com cada recusa de TED: 

 

  1. PROBLEMA: TED RECUSADA – A CONTA DO CLIENTE XXXXXXX DA MARCA XP ESTÁ BLOQUEADA POR COMPLIANCE 

SOLUÇÃO: Pedir desbloqueio.  

 

  1. PROBLEMA: TED RECUSADA – O CLIENTE “XXXXXXX” NÃO FOI ENCONTRADO 

SOLUÇÃO: Abrir N2 ao time de cadastro pedindo ativação no sinacor.  


3. PROBLEMA: TED RECUSADA – A CONTA CONJUNTA DO CLIENTE XXXXXXXXXX DA MARCA XP NÃO FOI ENCONTRADA 

SOLUÇÃO: Cadastrar a conta como conjunta ou ajustar a titularidade caso a conta de origem não seja conjunta.  

 

Importante!  

Se a conta estiver cadastrada como conjunta no Sirius, mas não constar na ficha cadastral, é necessário abrir um chamado no N2 para que o time de cadastro faça o ajuste. É fundamental que a conta esteja corretamente registrada tanto no Sirius quanto na ficha cadastral. 

 

Exemplo: 

A conta possui a conta conjunta do Bradesco cadastrada no Sirius, mas na ficha cadastral não tem a conta cadastrada como conjunta, por isso a TED não efetiva. A ficha cadastral fica em HUB > CLIENTES > CADASTRO PF > PESQUISAR CONTA > BAIXAR FICHA 

Com isso, não adianta direcionar ao taylor financeiro, teria que verificar com o time de n2 de cadastro o que ocorreu para não constar na ficha o cadastramento. Só após o ajuste do time de cadastro a TED irá efetivar. 


4. PROBLEMA: TED RECUSADA – NÃO FOI POSSÍVEL ENCONTRAR A CONTA DE CRÉDITO REFERENTE A MARCA XP DO CLIENTE “XXXXXX” 

SOLUÇÃO: Ajustar titularidade. 


  1. PROBLEMA: TED RECUSADA – SALDO INSUFICIENTE. SALDO DE “XXXXXX”, SALDO RESERVADO PARA OUTRAS OPERAÇÕES “XXXXXXX” E VALOR DISPONÍVEL R$ NaN (ou OPERAÇÕES EM BLOQUEIO DE GARANTIA. VALOR DE GARANTIA “XXXXXX”, GARANTIA RESERVADA PARA OUTRAS OPERAÇÕES “XXXXXXX” E VALOR DISPONÍVEL R$ NaN) 

Significa que tem uma compra de algum ativo em processamento. Com isso, podemos validar se tem alguma compra mesmo da seguinte forma: 

RF: HUB > Investimentos > Renda Fixa > Gerencial - Acompanhamento de Movimentações 

FI: HUB > Investimentos > fundo de investimentos > movimentações 

RV: HUB > Investimentos > renda variável > central de ordens.

SOLUÇÃO: Informar que o cliente não conseguirá retirar o valor por ele já ter utilizado o saldo em outra operação. Mas a diferença de valor que não estiver sendo utilizada, pode ser retirada. 


6. PROBLEMA: TED RECUSADA – TRANSFERÊNCIA RECUSADA POR QUESTÕES DE SEGURANÇA. SOLICITAR NOVA TENTATIVA OU ENTRAR EM CONTATO COM N2. 

SOLUÇÃO: Para esse caso podemos ter dois cenários: 

  • Conta está com bloqueio de fraude. Com isso, será preciso primeiro pedir o desbloqueio.
  • Caso a conta esteja sem bloqueio de fraude e, ainda assim, apareça a mensagem "transferência recusada por questões de segurança. Solicitar nova tentativa ou entrar em contato com N2", devemos abrir um chamado no Taylor Financeiro. 


Para isso, basta fazer o seguinte passo a passo: 

  1. Pesquisar no taylor “Atendimento Financeiro". 
  2. Selecione o produto: “Conta investimento”. 
  3. Em Selecione o tema, selecionar: “TED”. 


7. PROBLEMA: TED RECUSADA – TRANSFERÊNCIA RECUSADA. SOLICITAR NOVA TENTATIVA OU ENTRAR EM CONTATO COM N3.  

SOLUÇÃO: Nesse caso é porque o cliente possui bloqueio financeiro e podemos validar isso em PRODUCT SETUP > CONTA DE INVESTIMENTOS > BACKOFFICE OPERAÇÕES > BLOQUEIOS FINANCEIROS


LEGENDAS! 

  • Limite conta = cheque especial = passar ao time de banco 
  • Reinvestimento = crédito = passar para o time de crédito 
  • Monetização = crédito 

 

Para o time de atendimento solicitar acesso para consultar bloqueios financeiros, basta abrir um chamado seguindo o fluxo abaixo: 

  • Pesquisar no taylor “Solicitação acesso a sistema - Funcionário". 
  • Em Tipo de Solicitação selecionar: “Concessão de acesso”. 
  • Em Sistema selecionar: “Product Setub”. 
  • Ambiente: “Produção”. 
  • Módulo: “Product Setub - Conta investimento” 
  • Perfil de  acesso: GLB_PRODUCT_SETUP_IMPORT_FINANCIAL_BLOCKS_MNG_READ 

8. PROBLEMA: TED RECUSADA – TRANSFERÊNCIA RECUSADA POR BLOQUEIO CADASTRAL. SOLICITAR NOVA TENTATIVA OU ENTRAR EM CONTATO COM N2

SOLUÇÃO: Para esses casos temos dois cenários: 

  • O cliente recebeu uma ordem judicial hoje. No primeiro dia do bloqueio judicial, não é permitido movimentar a conta, pois o time bloqueia a conta inteira para realizar os bloqueios dos ativos proporcionais ao valor da ordem. É importante ressaltar que isso se aplica apenas ao primeiro dia. As TEDs serão efetivadas somente após esse período. 

  • Se já passou o primeiro dia e a conta continua recusando movimentações, isso indica que a flag de bloqueio judicial não foi retirada. Podemos consultar essa informação no REX. Nesse caso, devemos abrir um chamado no N2 para o time de controle judiciais para que possam verificar o ajuste necessário. 

  1. PROBLEMA: TED RECUSADA – O CLIENTE “XXXXXX” ESTÁ INAPTO NA RECEITA FEDERAL  

Nesse caso, o CNPJ do cliente não está ativo na receita, tendo que regularizar primeiro o cadastro na Receita Federal. Neste exemplo abaixo, o cliente só ativou o cadastro na Receita Federal no dia 07/02 e a TED foi feita antes disso. 

SOLUÇÃO: Orientar o cliente a regularizar e ativar seu cadastro junto à Receita Federal. 

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